Mediação

 

 

MEDIAÇÃO é um processo não- adversarial, confidencial e voluntário, no qual duas ou mais pessoas, físicas ou jurídicas, buscam obter uma solução consensual que possibilite preservar o relacionamento entre elas, para isso recorrem ao mediador. É indicada preferencialmente nos casos em que haja vínculo anterior entre as partes.

Esta opção prestigia o poder dispositivo das partes, possibilita a celeridade na resolução das controvérsias e reduz os custos. Os procedimentos são confidenciais e a responsabilidade das decisões cabe às partes envolvidas

O procedimento de mediação da ACCORDARE é norteado pelos princípios de boa-fé, entendimento recíproco, construção de soluções de benefício e satisfação mútuos. Também tem pilares baseados no princípio da autonomia da vontade, nas normas de ordem pública e nos princípios éticos.

O mediador é o profissional capacitado para atuar que como facilitador, estimulando, viabilizando a comunicação e a compreensão das questões e interesses em conflito, de modo que as partes, por si próprias, cheguem a soluções consensuais que gerem benefícios mútuos. Tem a função de resgatar o diálogo e a confiança entre as partes.